Segunda, 22 de Junho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Geral Quaresma

Mensagem de Quaresma de Dom Antonio Vilar chama fiéis à conversão

Reflexão destaca sentido espiritual das cinzas, jejum, caridade e compromisso com a fraternidade. Leia na íntegra

18/02/2026 16h18
Por: Murilo Ferreira Fonte: Gazeta de Rio Preto
Mensagem de Quaresma de Dom Antonio Vilar chama fiéis à conversão

O arcebispo metropolitano de Rio Preto, Dom Antonio Emidio Vilar, divulgou sua mensagem para o período da Quaresma durante a missa de Quarta-feira de Cinzas, na Catedral de São José, na manhã de hoje (18/2), ressaltando que este é um tempo de conversão interior, revisão de atitudes e compromisso com o próximo. A reflexão destaca o simbolismo das cinzas como lembrança da fragilidade humana e do chamado à renovação espiritual, além de reforçar práticas tradicionais da Igreja, como oração, jejum e caridade.

Segundo o arcebispo, a Quaresma deve ser vivida como um grande retiro espiritual em preparação para a Páscoa, com abertura sincera para Deus e para os irmãos. A mensagem também conecta o período à Campanha da Fraternidade 2026, que propõe reflexão e ação diante do direito à moradia, ampliando o sentido social da conversão cristã.

Continua após a publicidade
Anúncio

A seguir, a mensagem do arcebispo na íntegra:

Mensagem de Quaresma, de Dom Antonio Emidio Vilar

“No Antigo Testamento, cinzas expressam dor, morte e penitência. No Novo Testamento, Jesus fala àqueles que não se arrependem dos pecados. A Igreja sempre usa esse sinal. As cinzas mostram que tudo passa. O cristão deve se voltar, com esperança, para o tempo futuro em Cristo. A Quaresma é um grande retiro espiritual para a Páscoa à luz do número 50.

Quaresma é tempo de conversão. De voltar-se à conversão. É caminho de Cruz de quem segue Jesus. É abertura interior para Deus. Jejum e abstinência são preceitos da Igreja. Não há verdadeira conversão a Deus sem uma verdadeira conversão aos irmãos.

A Campanha da Fraternidade 2026 é um tempo favorável de conversão. O tema, Fraternidade e Moradia, denuncia a falta de moradia e defende a casa como direito fundamental. No dia 29 de março, Domingo de Ramos, temos a oportunidade da nossa partilha material. Para bem vivermos esse tempo favorável, Jesus nos propõe as práticas do Evangelho: o jejum, a esmola e a caridade.

A oração não seja hipócrita, de quem reza para aparecer, mas seja oração constante, escondida, que Deus vê. As coisas desse mundo passam. Quem se apega a elas já viveu a recompensa.

Uma Santa Quaresma para todos.”

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fernandópolis, SP
Atualizado às 11h01
26°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

26° Sensação
5.71 km/h Vento
51% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 16° Máx. 24°

Chuvas esparsas
Quarta (24/06)

Mín. 13° Máx. 16°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias