Os vereadores Carlos Cabral (Republicanos) e Jeferson da FEF (União Brasil) apresentaram um requerimento na Câmara Municipal de Fernandópolis solicitando informações ao Poder Executivo sobre a viabilidade técnica, administrativa e financeira para implantação de atendimento estendido até às 22 horas na futura UBS Central do município.
A proposta está relacionada ao processo de territorialização da Atenção Básica, que reorganiza as áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade. Segundo os parlamentares, a nova estrutura prevê a criação da UBS Central junto à atual Central de Saúde, além da inauguração da unidade no bairro Mário Benez.
No documento encaminhado à Prefeitura, os vereadores questionam se existe possibilidade de avaliação para ampliar o horário de funcionamento da nova unidade até o período noturno, além de solicitar informações sobre as providências necessárias para viabilizar a proposta, como dimensionamento de equipes, organização de recursos humanos e definição de fluxos de atendimento.
Outro ponto levantado no requerimento é a possibilidade de implantação de Assistência Farmacêutica no período noturno, com a presença de farmacêutico habilitado para a dispensação de medicamentos e orientação aos pacientes. A medida, segundo os autores, contribuiria para ampliar a resolutividade dos atendimentos realizados fora do horário convencional.
Na justificativa apresentada, os vereadores destacam que a ampliação do horário de funcionamento da UBS Central poderia beneficiar não apenas os moradores diretamente vinculados à unidade, mas também pacientes de outras regiões da cidade que necessitem de atendimentos básicos de saúde no período da noite, evitando deslocamentos desnecessários para unidades de urgência ou para a Santa Casa.
De acordo com os parlamentares, a medida também pode contribuir para reduzir a sobrecarga das unidades de pronto atendimento, fortalecer a atenção primária e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde, em conformidade com os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS), como universalidade, integralidade e equidade.
O requerimento solicita que o Executivo municipal realize estudos técnicos e operacionais para avaliar a viabilidade da proposta, visando aprimorar a assistência à saúde da população de Fernandópolis e fortalecer as políticas públicas municipais na área.
São Paulo Com apoio do Banco do Povo Paulista, empreendedores ampliam negócios na Copa do Mundo
São Paulo Especialistas do Iamspe orientam idosos sobre cuidados com a saúde no inverno
UEPG Museu Campos Gerais abre exposição com acervo original indígena
São Paulo Governo do Estado de São Paulo lança campanha de integridade pública voltada aos servidores
São Paulo Defesa Civil de SP alerta para os riscos de improvisar formas de aquecimento no inverno; confira
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

