Fernandópolis sediou, na manhã deste domingo, um importante ato político do PSD na sede do Lions Clube. O evento marcou a filiação da deputada estadual Analice Fernandes ao partido e contou com as presenças do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, pré-candidato à Presidência da República, e do presidente nacional da sigla, Gilberto Kassab.
O encontro ganhou ainda mais simbolismo por ter sido realizado em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, data que reforçou o peso político da filiação de Analice Fernandes. O ato também foi considerado um marco para Fernandópolis, escolhida pela deputada para oficializar sua entrada no PSD, mesmo sendo ela natural de Jales e tendo atualmente sua base eleitoral em Taboão da Serra.
A escolha de Fernandópolis para sediar o evento evidenciou a relevância política do município dentro da articulação regional do partido e fortaleceu o protagonismo da cidade em um momento estratégico da legenda no Estado de São Paulo.
Também participou do encontro Eleuses Paiva Filho, pré-candidato a deputado federal pelo PSD na região. Ele é filho do atual secretário de Estado da Saúde de São Paulo, Eleuses Paiva, nome de destaque no cenário político paulista.
Entre as lideranças locais presentes estiveram o prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, a ex-prefeita Ana Bim, que teve papel importante na fundação do PSD no município, além de Daniel Arroio, atual presidente do partido na cidade e também presidente da Câmara Municipal. O evento reuniu ainda 21 prefeitos da região, além de outras lideranças políticas e partidárias.
Embora a filiação de Analice Fernandes tenha sido o foco principal do encontro, os discursos também tiveram forte tom nacional. O nome de Ronaldo Caiado foi apresentado como uma das opções do PSD para a disputa da Presidência da República. Dentro do partido, também aparecem como possíveis nomes os governadores Eduardo Leite e Ratinho Júnior, o que sinaliza que a legenda deverá discutir internamente seu caminho para a sucessão presidencial.
O ato realizado em Fernandópolis, portanto, ultrapassou o caráter regional e assumiu contornos nacionais, ao inserir a cidade no centro de um movimento político que envolve a reorganização partidária no Estado de São Paulo e a construção do projeto do PSD para a disputa do Palácio do Planalto.