Proposta assegura acesso e permanência na escola como medida de proteção a filhos de vítimas de feminicídio em MS
Há dores que não cabem em estatísticas. Em meio ao cenário crescente da violência contra a mulher e dos casos de feminicídio no país, são os filhos que carregam, em silêncio, as marcas mais profundas dessa tragédia. Órfãos de mães vítimas dessa violência extrema, essas crianças e adolescentes têm suas vidas abruptamente transformadas, perdem o lar, a rotina, o colo e a referência. De um dia para o outro, são lançados a uma nova realidade, marcada pelo luto, pela insegurança e pela necessidade urgente de recomeçar.
É nesse contexto que a deputada estadual Lia Nogueira (PSDB) apresentou, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, um projeto de lei que começa a tramitar com um objetivo claro, garantir prioridade na transferência e na matrícula, na rede estadual de ensino, para filhos e dependentes de mulheres vítimas de feminicídio.
A proposta surge como uma resposta concreta a essa dor silenciosa. Quando uma criança perde a mãe, garantir o acesso imediato à escola representa mais do que um direito básico é oferecer um ponto de estabilidade em meio ao caos. Por isso, o texto prevê que, sempre que possível, a matrícula ou transferência seja realizada em uma unidade próxima ao novo domicílio do responsável legal, preservando a segurança e contribuindo para a reconstrução emocional.
“O acesso à escola não pode se tornar mais um obstáculo em um momento de tanta dor. Precisamos garantir acolhimento, continuidade e dignidade”, destaca a parlamentar.
Além disso, o projeto permite que o processo seja feito de forma simplificada e abre caminho para a criação de fluxos prioritários e atendimento reservado na rede estadual. A iniciativa reforça o papel do Estado na proteção dessas crianças, transformando a escola em um espaço de amparo, cuidado e esperança para quem mais precisa recomeçar.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
São Paulo Câncer de rim: tabagismo e exposição à radiação são fatores de risco para a doença
São Paulo ‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco
São Paulo Substância do alho aumenta eficácia de quimioterapia contra câncer colorretal, mostra pesquisa
São Paulo Desenvolve SP lança prêmio para monografias e TCCs sobre desenvolvimento econômico paulista
São Paulo Governo de SP faz parceria para empregar reeducandos na produção de calçados de segurança Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsasMín. 11° Máx. 14°
Chuva
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

