Um idoso de 71 anos, morador de Belo Horizonte, MG, caiu em um golpe e perdeu mais de R$ 1,4 milhão de contas em dois bancos diferentes. A vítima atendeu a uma ligação de uma pessoa que se passou por representante da “Central de Risco” do banco, induzindo-o a fornecer informações pessoais. “Disseram que havia sido colocado um outro aparelho na minha conta e que eu não tinha acesso a todas as transações que estavam sendo feitas”, relatou.
Na mesma chamada, a golpista afirmou representar também o outro banco do qual o idoso era cliente, alegando que a instituição havia sido hackeada. “Essa falsária me induziu falando que também o outro banco havia sido hackeado”, acrescentou a vítima. A família do idoso está em contato com as instituições financeiras para buscar uma solução. Os bancos reforçaram que nunca solicitam dados ou senhas por mensagem ou ligação telefônica.
Golpes bancários contra idosos são considerados violência patrimonial. Segundo o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, já foram registradas mais de 36 mil denúncias deste tipo no país só neste ano, o que representa um caso a cada dez minutos. Especialistas alertam que é fundamental desconfiar de ligações suspeitas e sempre buscar contato com os canais oficiais dos bancos para evitar fraudes.
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