Quarta, 10 de Junho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Geral Dia da mulher

Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.

Um olhar sobre a força, o cansaço e a humanidade das mulheres que aprenderam a ser fortaleza.

08/03/2026 18h15
Por: Mara Medrado
(Arte: Wilcker Morais)
(Arte: Wilcker Morais)

Quando me tornei mulher?
Talvez muito antes do que deveria…

Tornei-me mulher muito cedo.
As responsabilidades vieram cedo… e as cobranças também.

“Mulher não pode isso.”
“Mulher não pode aquilo.”
“Mulher tem que fazer isso.”
“Mulher tem que fazer aquilo.”

Continua após a publicidade
Anúncio

E assim fui crescendo…
amadurecendo…
aprendendo a suportar o peso das expectativas.

Hoje vejo que podemos, sim, isso e aquilo também.

Assumimos papéis que antes eram ocupados por homens —
e fizemos com perfeição.

E isso não é só sobre feminismo…
mas também é.

Não o feminismo militante, porque a causa nunca foi querer tomar o lugar do homem.
Não eu.

Aliás, em muitos momentos eu quis ser apenas a mulher feminina
e ter um suporte.

Mas a vida me obrigou a ser fortaleza.
A ser mãe…
e pai.

Não porque sou a f#d#n@…
mas por falta de alternativas.

Eu… assim como milhares de mulheres.

E ainda assim temos, sim, um corpo fisicamente mais frágil.

E vemos todos os dias mulheres aguerridas, que sustentam uma casa sozinhas, se envolvendo com homens errados.

Talvez por carência.
Talvez por cansaço.
Talvez pela vontade de descansar um pouco…

Ou simplesmente pela vontade de deixar fluir a mulher que também quer ser cuidada.

E então essa nossa irmã se deixa levar pelo narcisista…
pelo agressor…

E começa a romantizar atitudes.

E sabe o que nós fazemos?

Nós a julgamos.

Mas ninguém olha para o peso que aquela mulher vinha suportando sozinha…

E de repente aparece esse “homem”
que parece ser o príncipe que irá salvá-la.

Ela cria essa história…

E vai se enrolando cada vez mais nela.

E assim perdemos uma guerreira.

Seja fisicamente…
ou emocionalmente.

Aquela linda mulher —
aguerrida, forte,
com brilho no olhar…

desaparece.

E quem perde com isso?

Todos nós.

O dia dessas mulheres é todo dia.

Mas escolhemos um dia para homenagear essas lindas mulheres. 🌷

Minha homenagem vai a todas as mulheres…
mas principalmente àquela que descrevi.

Às que se foram, meu eterno luto. 🖤

E às que precisarem…
eu estou aqui.

Porque sororidade e empatia são atributos que não me faltam.

E, em especial, hoje quero homenagear a mulher que sou EU. 🌷

Parabéns, Mara.

Tenho muito orgulho de você
e da mulher que se tornou.

Continue assim. 🙏🏻❣️

Autoria própria.

Dia Internacional da Mulher: as verdadeiras histórias por trás do 8 de março

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Café com Licitação
Sobre Café com Licitação
Coluna semanal onde serão publicados artigos relacionados a licitações w pequenas dicas sobre o assunto.
Fernandópolis, SP
Atualizado às 08h01
17°
Tempo nublado

Mín. 15° Máx. 30°

16° Sensação
2.2 km/h Vento
47% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (11/06)

Mín. 15° Máx. 23°

Chuva
Sexta (12/06)

Mín. 17° Máx. 23°

Chuva
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias