Se o ritmo da Ferrari parecia difícil de ser alcançado na corrida sprint do GP da China, na madrugada deste sábado, o cenário foi diferente na classificação: Oscar Piastri liderou a McLaren rumo à primeira pole position de sua carreira, com volta de 1m30s641. Ele largará ao lado de George Russell, da Mercedes. Lando Norris ficou em terceiro na sessão que teve o brasileiro Gabriel Bortoleto em 19º.
Piastri, que disputa em 2025 sua terceira temporada na F1 e pela McLaren, já venceu duas vezes: os GPs da Hungria e do Azerbaijão de 2024. Mas, até então, nunca havia conquistado uma pole; seu melhor resultado em classificações era o segundo lugar - que alcançou na Austrália, há uma semana, e em outras seis ocasiões na carreira. Com ele, o time inglês larga pela segunda vez da ponta neste ano.
Bortoleto não conseguiu repetir o desempenho da Austrália: eliminado ainda no Q1neste sábado, ficou sete posições atrás do colega de equipe, Nico Hulkenberg, que larga em 12º neste domingo. A Sauber já vinha de um desempenho aquém do esperado na sprint, na qual o brasileiro foi 18º e o alemão, 19º colocado.
Por sua vez, Hamilton não manteve o ritmo apresentado na vitória da prova curta que antecedeu a classificação: ele garantiu um lugar na terceira fila do grid com a quinta melhor volta, a 0s2 de Piastri. O veterano ficou 0s1 à frente do colega Charles Leclerc, sexto.
Verstappen precisou apenas de sua primeira volta rápida, após 11 minutos desde a bandeira verde, para desbancar Piastri da liderança - que o australiano sustentava com 0s099 sobre Hamilton. Mas, no fim do segmento, a melhor volta registrada sob a bandeira quadriculada foi de Norris, momento no qual também Hadjar e Tsunoda surpreenderam e apareceram no top 3. Max caiu para quinto.
A primeira tentativa de Bortoleto o deixou a 1s5 dos líderes e 0s3 mais lento que o colega Hulkenberg. A dupla da Sauber melhorou as próprias voltas em quase um segundo, mas a evolução subsequente dos rivais ainda os manteve sob risco; apenas Hulkenberg avançou ao Q2, em 14º. A última tentativa de Gabriel foi 0s016 mais lenta que sua melhor volta e, portanto, insuficiente para salvá-lo.
ELIMINADOS
16º PIERRE GASLY (ALPINE)
17º OLIVER BEARMAN (HAAS)
18º JACK DOOHAN (ALPINE)
19º GABRIEL BORTOLETO (SAUBER)
20º LIAM LAWSON (RBR)
Norris, que fechou o segmento anterior na frente, seguiu liderando após as primeiras voltas rápidas, à frente de Verstappen - a diferença era de 0s3. A dupla manteve suas tentativas no retorno à pista, nos minutos que antecederam a bandeira quadriculada. Leclerc e Hamilton, respectivamente sétimo e oitavo colocado, também permaneceram suas voltas iniciais, já assegurados na disputa pela pole.
ELIMINADOS
11º ESTEBAN OCON (HAAS)
12º NICO HULKENBERG (SAUBER)
13º FERNANDO ALONSO (ASTON MARTIN)
14º LANCE STROLL (ASTON MARTIN)
15º CARLOS SAINZ (WILLIAMS).
Piastri anotou a pole provisória com marca de 1m30s703. Depois dele, Verstappen e Hamilton fecharam suas primeiras voltas do segmento final a 0s2 do líder, mas Norris desbancou ambos chegando mais perto de desbancar o australiano. a diferença entre eles era de 0s090.
No retorno à pista, restando três minutos, a RB liberou Hadjar dos boxes no exato momento em que Verstappen cruzava o pit lane. Para evitar a colisão, o tetracampeão teve que cortar o calouro da equipe-irmã pela faixa correspondente aos boxes da própria RB. Na pista, ele também não foi além; concluiu sua volta final passando por cima da zebra, mantendo-se em terceiro.
Norris abortou sua volta, e Hamilton não melhorou o suficiente para ir além do quarto lugar já garantido. Com isso, caminho aberto para Piastri confirmar a pole; Norris ainda foi desbancado do segundo lugar por Russell, a 0s082 de também chegar à liderança.
Mín. 20° Máx. 30°
Mín. 20° Máx. 26°
ChuvaMín. 19° Máx. 27°
Chuva