As escolas municipais de São José do Rio Preto intensificaram, ao longo do mês de março, as ações de conscientização e combate à dengue. A mobilização envolveu toda a rede, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental, reforçando a importância da prevenção. O tema é trabalhado de forma transversal ao longo de todo o ano letivo, mas ganha destaque especial nos meses de março e novembro.
“Apesar do tema ser trabalhado o ano todo, temos uma resolução que determina esses períodos de ações mais intensas. Então as escolas se planejam para realizar essas atividades”, afirma Leandra Justo Herrera, coordenadora executiva de políticas públicas responsável pelo Departamento de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.
Nesta sexta-feira (28/3), a Escola Municipal Ruy Nazareth, no bairro Jaguaré, realizou uma série de atividades com os alunos do Ensino Fundamental. “Os alunos produziram cartazes, panfletos e vídeos educativos. Além disso, criamos um comitê de alunos para monitorar a escola e replicar os aprendizados em casa”, diz a diretora da unidade, Fábia Cristiane Nestor Costa.
Um desses vídeos foi produzido pela turma do professor Sérgio Rogério Teixeira dos Santos: “Fizemos uma videorreportagem, com pesquisa e texto coletivo dos alunos, abordando a situação da dengue no Estado de São Paulo. O objetivo é que eles sejam porta-vozes da comunidade, levando informações para suas famílias e ampliando o impacto da conscientização”.

Na escola municipal Rita Mendes Mambreu, no distrito de Engenheiro Schmitt, os alunos participaram nesta sexta-feira de uma atividade lúdica e interativa com os agentes de saúde da UBS local, incluindo uma roda de conversa e a confecção de um mural com os aprendizados. Já na Escola Municipal Pinóchio, no bairro Cidade Nova, um grupo de agentes mirins percorreu a unidade em busca de possíveis criadouros do Aedes aegypti.
A escola municipal Pato Donald também promoveu ações nesta semana, envolvendo cerca de 140 crianças da educação infantil em uma caminhada pelo bairro Boa Vista. Acompanhados por professores e pela Guarda Municipal, os pequenos levaram a mensagem "Xô, Dengue!" para moradores e comerciantes da região. O trabalho foi complementado por atividades em sala de aula, como rodas de conversa e produção de cartazes.
O boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira, 27/3, pela Secretaria de Saúde aponta uma forte tendência de redução nos casos de dengue. Em março, foram registradas 8.133 notificações, uma queda de 50,2% em relação a fevereiro, quando foram contabilizadas 16.344 notificações. Em comparação com janeiro, a redução chegou a 64,87%. No acumulado do ano, Rio Preto soma 47.626 notificações, com 35.451 casos confirmados.
Rio Preto - SP Cronograma de limpeza de reservatórios de 23 a 26 de junho
Mira Estrela Espetáculo gratuito de circo atrai famílias e lota o Salão da Área de Lazer em Mira Estrela
SERVIÇOS Prefeitura avança na construção de 600 metros quadrados de “sarjetões”
Rio Preto - SP Prefeitura e TV TEM realizam Cidade Limpa 2026
Araçatuba - SP Obra de drenagem na Rua Saldanha Marinho entra em fase final com chegada de materiais
Campo Grande - MS Todos em Ação leva serviços e cidadania ao Tiradentes Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

