Prestigiada por representantes de mais de 20 municípios do Estado de São Paulo, a primeira etapa da Conferência Municipal de Cidades foi realizada na tarde desta segunda-feira, 31/3, no Teatro Municipal Humberto Sinibaldi Neto. O evento, comandado pela Secretaria Municipal de Habitação, contou ainda com a participação do prefeito Coronel Fábio Candido, de vereadores e secretários municipais.
Os seis palestrantes(veja a lista abaixo), que apresentaram propostas de soluções e novos mecanismos para a urbanização e ocupação do solo no município, debateram com os demais convidados as iniciativas implantadas em Rio Preto e nos municípios presentes.
“Não é vergonha nenhuma a gente aprender com a experiência de outros municípios. Nós temos o que compartilhar e nossos modelos para apresentar, mas certamente há experiências exitosas em outras cidades que devemos usar como referência”, afirmou o prefeito durante a cerimônia de abertura.
O encontro também serviu para levantar a necessidade de avanços na legislação municipal com o objetivo de deixá-la menos restritiva aos investimentos privados em urbanização. “É importante termos aqui a presença de vereadores para que possamos tocar nesse tema sensível. Rio Preto tem uma legislação eficiente, mas que pode ser atualizada para tornar a cidade mais atrativa aos investimentos imobiliários”, explicou a secretária municipal de Habitação, Sandra Reis.
O evento é organizado pela Subsecretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado de São Paulo com a colaboração da pasta municipal correlata — Secretaria Municipal de Habitação. “Eventos como este são fundamentais para a gente conhecer as políticas que estão dando resultado em todo o estado e que são passíveis de aplicação aqui”, comentou Sandra Reis.
A Prefeitura recebe a sociedade civil organizada e os cidadãos podem apresentar propostas, apontar desafios e sugerir soluções. Essas contribuições das cidades são levadas à Conferência dos Municípios em âmbito nacional.
A segunda etapa da Conferência dos Municípios em Rio Preto ocorrerá no próximo dia 14/4 — uma segunda-feira — na sede da Secretaria de Municipal de Trabalho e Emprego, das 18h às 21h, avenida Mirassolândia, 1775, no bairro Solo Sagrado.
Munícipes interessados em fazer parte da comissão organizadora podem procurar a Secretaria de Habitação para trabalharem voluntariamente por meio do telefone: (17) 3211-5560.
Araçatuba - SP Obra de drenagem na Rua Saldanha Marinho entra em fase final com chegada de materiais
Campo Grande - MS Todos em Ação leva serviços e cidadania ao Tiradentes
Araçatuba - SP Fundo Social de Araçatuba beneficia crianças de duas instituições sociais com kits de inverno
Araçatuba - SP Fundo Social de Araçatuba e Sesc abrem inscrições para curso gratuito sobre produção de embutidos caseiros
Campo Grande - MS Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat
Araçatuba - SP Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

