Cinco venezuelanos — três mulheres e dois homens — foram presos em uma ação conjunta da Polícia Civil de Votuporanga e do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR), após uma série de furtos a farmácias em cidades da região Noroeste do Estado de São Paulo. Todos os suspeitos estavam em situação migratória irregular e moravam em Diadema (SP).
O grupo foi identificado após farmácias de Votuporanga registrarem, na última quinta-feira (22/5), o desaparecimento de medicamentos de alto custo. Imagens de câmeras de segurança ajudaram a polícia a rastrear o veículo utilizado nas ações criminosas — um Fiat Siena preto, emplacado em Diadema — e a descobrir que os envolvidos estavam hospedados em um hotel no centro de Mirassol.
A partir disso, os investigadores montaram uma campana. O carro foi interceptado ao deixar o hotel, com diversos medicamentos furtados ainda no porta-malas. Outras três pessoas foram detidas em diferentes pontos nas redondezas, incluindo um salão de beleza e o próprio hotel.
De acordo com a polícia, a quadrilha teria atacado pelo menos cinco farmácias de grandes redes em Votuporanga, e há indícios de que também tenham cometido crimes semelhantes em Fernandópolis, Jales e outras cidades próximas.
Os produtos recuperados foram avaliados em cerca de R$ 50 mil. No entanto, o prejuízo estimado pode passar de R$ 100 mil, já que parte dos medicamentos já havia sido revendida ilegalmente.
Os cinco presos foram levados à Delegacia de Investigações Gerais (Dig) de Votuporanga, onde foram autuados por furto qualificado e associação criminosa. O Consulado da Venezuela foi notificado, e as investigações seguem em andamento para localizar possíveis receptadores e identificar outros integrantes da quadrilha.
Mín. 16° Máx. 29°
Mín. 17° Máx. 31°
Tempo limpoMín. 16° Máx. 30°
Parcialmente nublado