Segunda, 22 de Junho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Cidades Rio Preto - SP

Prefeitura capacita motoristas para um transporte escolar mais seguro

Ação visa promover um atendimento mais humanizado e seguro para alunos da rede municipal de ensino

24/06/2025 14h14
Por: Postagem Fonte: Prefeitura de Rio Preto - SP
Arthur Merlotti / SMCS
Arthur Merlotti / SMCS

A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e Emprego, em parceria com o Sest Senat, promoveu nesta terça-feira, 24/6, uma capacitação destinada aos motoristas que atuam no transporte escolar público do município. O evento foi realizado no antigo planetário e reuniu cerca de 100 profissionais que prestam serviço à Secretaria Municipal de Educação, por meio da garagem escolar.

A ação integra uma série de iniciativas da gestão municipal que visam fortalecer a qualificação profissional, melhorar a qualidade dos serviços públicos e, sobretudo, neste caso, assegurar que as crianças da rede pública municipal de ensino sejam transportadas com segurança, cuidado e respeito.

Continua após a publicidade
Anúncio

A capacitação abordou temas fundamentais para o dia a dia desses trabalhadores. Na palestra inicial, foram discutidos aspectos como a importância de reconhecer a personalidade de cada criança, entender suas especificidades e respeitar as diferenças individuais. Também foi reforçada a necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor, promovendo um ambiente de cuidado e empatia desde o momento em que a criança sai de casa até seu retorno para a família.

Outro tema de grande relevância tratado durante a capacitação foi a proteção infantil na prevenção de crimes de violência contra crianças e adolescentes, destacando o papel dos motoristas na identificação de situações suspeitas e na promoção de um ambiente seguro para os alunos.

A instrutora do Sest Senat, Ana Lúcia Tondim Beran Gubolin, que ministrou a palestra, destacou a importância desse momento de aprendizado e troca. “Hoje trabalhamos temas como motivação, autoconhecimento e relacionamento interpessoal, além de reforçar o cuidado que esses profissionais têm ao tirar uma criança de casa, levá-la à escola e depois devolvê-la à sua família em segurança. Também foi um espaço de escuta, onde eles puderam falar sobre a satisfação com as condições de trabalho e refletir sobre como melhorar o dia a dia”, afirmou.

Além do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, o encontro também serviu para esclarecer dúvidas sobre cursos, programas de qualificação e serviços oferecidos para a categoria.

O secretário de Trabalho e Emprego, Tenente Norival Marques de Barros, reforçou que esse é apenas mais um passo em um processo contínuo de valorização dos trabalhadores. “Nosso compromisso é buscar constantemente mais parceiros e mais oportunidades de qualificação, para que esses profissionais possam oferecer um serviço cada vez mais seguro e de qualidade, além de se sentirem valorizados e motivados no exercício do seu trabalho”, destacou.

54611404135_b67d67a6c9_o.jpg  

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fernandópolis, SP
Atualizado às 05h01
16°
Tempo limpo

Mín. 17° Máx. 29°

16° Sensação
3.59 km/h Vento
82% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (23/06)

Mín. 16° Máx. 24°

Chuvas esparsas
Quarta (24/06)

Mín. 13° Máx. 16°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias