A Prefeitura de São José do Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e Emprego, em parceria com o Sest Senat, promoveu nesta terça-feira, 24/6, uma capacitação destinada aos motoristas que atuam no transporte escolar público do município. O evento foi realizado no antigo planetário e reuniu cerca de 100 profissionais que prestam serviço à Secretaria Municipal de Educação, por meio da garagem escolar.
A ação integra uma série de iniciativas da gestão municipal que visam fortalecer a qualificação profissional, melhorar a qualidade dos serviços públicos e, sobretudo, neste caso, assegurar que as crianças da rede pública municipal de ensino sejam transportadas com segurança, cuidado e respeito.
A capacitação abordou temas fundamentais para o dia a dia desses trabalhadores. Na palestra inicial, foram discutidos aspectos como a importância de reconhecer a personalidade de cada criança, entender suas especificidades e respeitar as diferenças individuais. Também foi reforçada a necessidade de oferecer um atendimento mais humanizado e acolhedor, promovendo um ambiente de cuidado e empatia desde o momento em que a criança sai de casa até seu retorno para a família.
Outro tema de grande relevância tratado durante a capacitação foi a proteção infantil na prevenção de crimes de violência contra crianças e adolescentes, destacando o papel dos motoristas na identificação de situações suspeitas e na promoção de um ambiente seguro para os alunos.
A instrutora do Sest Senat, Ana Lúcia Tondim Beran Gubolin, que ministrou a palestra, destacou a importância desse momento de aprendizado e troca. “Hoje trabalhamos temas como motivação, autoconhecimento e relacionamento interpessoal, além de reforçar o cuidado que esses profissionais têm ao tirar uma criança de casa, levá-la à escola e depois devolvê-la à sua família em segurança. Também foi um espaço de escuta, onde eles puderam falar sobre a satisfação com as condições de trabalho e refletir sobre como melhorar o dia a dia”, afirmou.
Além do desenvolvimento de competências pessoais e profissionais, o encontro também serviu para esclarecer dúvidas sobre cursos, programas de qualificação e serviços oferecidos para a categoria.
O secretário de Trabalho e Emprego, Tenente Norival Marques de Barros, reforçou que esse é apenas mais um passo em um processo contínuo de valorização dos trabalhadores. “Nosso compromisso é buscar constantemente mais parceiros e mais oportunidades de qualificação, para que esses profissionais possam oferecer um serviço cada vez mais seguro e de qualidade, além de se sentirem valorizados e motivados no exercício do seu trabalho”, destacou.
Campo Grande - MS Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat
Araçatuba - SP Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida
Campo Grande - MS Definida ordem dos desfiles das no Carnaval 2027
Campo Grande - MS Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e queda de temperatura
Campo Grande - MS Cartilha resgata memória ferroviária de Campo Grande
Campo Grande - MS Banda da Guarda Civil é atração dos Concertos no Paço Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

