A equipe do Bem-estar Animal esteve na Escola Estadual Professora Noêmia Bueno do Valle para conversar com os alunos dos sextos e sétimos anos sobre posse responsável de animais e cuidados com os pets. Após o bate-papo, houve demonstração do Canil da Guarda Civil Municipal (GCM).
O objetivo é levar informação para os estudantes, para que atuem como multiplicadores em casa e na comunidade. “Atendemos muitos casos de maus-tratos contra animais, mas percebemos que muitos tutores não têm informação básica sobre como cuidar do seu pet. Não sabem, por exemplo, que não pode colocar uma corrente muito curta, que impeça o animal de ter acesso a água. Então, a ideia aqui é disseminar, pelas crianças e adolescentes, esse tipo de informação’, afirma a secretária do Bem-estar Animal, Amália Paci.
Além das médicas veterinárias Geovana Cristina Pedrão de Lima e Andressa Ferneda, o “cãosultor” Duque Duroc também participou da ação. “O Duque foi resgatado de maus-tratos. Ele vivia em um chiqueiro, junto aos porcos e teve um problema sério na pele. Então, a gente quer passar para as crianças como cuidar bem do animalzinho, para que cheguem em casa e possam colocar em prática e cobrar os pais. Pretendemos formar multiplicadores, como acontece com a educação ambiental”, afirma Geovana.
Na sequência da fala da médica veterinária, os GCMs Alexandre Bastia e Gabriel Daud, acompanhados do pastor belga malinois Zé e da labradora Luna, fizeram a demonstração do trabalho com os cães. Zé e Luna são farejadores e Zé também atua como guarda e proteção. Bastia e Daud falaram sobre o Grupo de Operações com Cães.
Os estudantes vibraram com a execução dos comandos pelos cães. “É um tema muito importante, pois podemos saber como cuidar dos animais em casa e sobre o treinamento do canil, para não acontecer casos de maus-tratos”, diz o estudante Felipe Julião Azambuja, 12 anos, do 6º ano.
As idealizadoras do projeto na Escola Estadual Professora Noêmia Bueno do Valle são a vice-diretora Evete Bigotto Caron e a professora orientadora de convivência (POC) Edvania Aparecida Gabaldo, sob gestão da diretora Solange Maria da Silva. Em maio, a equipe da Secretaria fez dez palestras na Escola Municipal Professora Iêda de Seixas Souza. Caso você tenha interesse em levar a palestra do Bem-estar Animal para a sua escola, entre em contato pelo email: [email protected].
Campo Grande - MS Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat
Araçatuba - SP Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida
Campo Grande - MS Definida ordem dos desfiles das no Carnaval 2027
Campo Grande - MS Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e queda de temperatura
Campo Grande - MS Cartilha resgata memória ferroviária de Campo Grande
Campo Grande - MS Banda da Guarda Civil é atração dos Concertos no Paço Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

