O Comitê de Atenção às Pessoas em Situação de Rua de São José do Rio Preto realizou, na manhã desta segunda-feira (7/7), sua primeira reunião oficial. O encontro, que ocorreu no auditório da Prefeitura, reuniu representantes das secretarias municipais de Assistência Social e de Saúde, instituições religiosas e entidades sociais que atuam diretamente com a população em situação de rua. O foco foi a revisão dos protocolos de acolhimento e encaminhamento de pessoas com dependência química.
A reunião também contou com a participação do vice-prefeito Fábio Marcondes, que atuou como mediador das discussões, ao lado da secretária de Assistência Social, Sandra Reis, e do secretário de Saúde, Rubem Botas. Participaram ainda representantes da Casa do Cireneu na Providência Divina, Associação Bem Comum, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Povo em Situação de Rua, Missão Gabriela Rodrigues, Paróquia Nossa Senhora do Brasil e da Associação de Reintegração Assistencial (ARA).
Após os debates, ficou definido que, no prazo de 30 dias, os profissionais e instituições que atuam diretamente com essa população vão apresentar uma proposta de alterações nos fluxos e na estrutura de atendimento. O material será analisado pelas secretarias municipais responsáveis, que se comprometeram a executar as mudanças necessárias para tornar o trabalho mais efetivo.
Para a secretária Sandra Reis, o comitê já nasce como um marco nas ações integradas do município. “A nossa intenção é exatamente essa: alcançar as pontas para que o trabalho aconteça efetivamente com aqueles que necessitam, que é a população de rua”, afirmou.
O secretário Rubem Botas destacou a inversão da lógica tradicional no processo de formulação de políticas públicas. “Nós estamos começando de quem realmente está lá na ponta, vendo a necessidade, trabalhando com a pessoa que precisa do acolhimento”, disse.
Representando a Defensoria Pública, o defensor Júlio Tanone ressaltou a importância da escuta ativa e da construção coletiva. “As soluções e propostas, trabalhos, projetos, devem ser de fato construídos com oitiva da comunidade, para que as respostas venham de acordo com as perguntas”, pontuou.
Mediador da reunião, o vice-prefeito Fábio Marcondes avaliou o encontro como altamente produtivo e sinalizou os próximos passos. “Nós saímos bastante felizes de entender que as coisas precisam andar com mais agilidade”, declarou.
Colaboraram:Jaqueline Barros e Daniel de Paula
Campo Grande - MS Semana abre com 944 vagas e cursos gratuitos na Funsat
Araçatuba - SP Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida
Campo Grande - MS Definida ordem dos desfiles das no Carnaval 2027
Campo Grande - MS Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e queda de temperatura
Campo Grande - MS Cartilha resgata memória ferroviária de Campo Grande
Campo Grande - MS Banda da Guarda Civil é atração dos Concertos no Paço Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

