A Secretaria Municipal de Saúde de São José do Rio Preto iniciou nesta terça-feira, 22 de julho, uma importante capacitação voltada aos médicos clínicos e da saúde da família e comunidade que atuam na Atenção Primária à Saúde. O encontro acontece no auditório da Secretaria e segue até quarta-feira, dia 23. A ação é promovida pela Área Técnica, com o apoio do Departamento de Atenção Básica e da Vigilância em Saúde, tendo como objetivo atualizar e aprimorar os conhecimentos dos profissionais em três eixos estratégicos: Sarampo, Agosto Dourado e Complexo Regulador.
A abertura do evento contou com a participação da gerente do Banco de Leite Humano, Priscila Theodoro, que conduziu a sensibilização sobre o “Agosto Dourado” — campanha nacional de incentivo ao aleitamento materno. Ela destacou a importância da atuação dos profissionais da Atenção Primária na orientação e apoio às gestantes e puérperas, reforçando que o aleitamento é essencial para a saúde e o desenvolvimento infantil.
Em seguida, o infectologista da vigilância epidemiológica, André Alves, apresentou uma atualização técnica sobre o sarampo, destacando o cenário atual da doença, riscos de reintrodução e estratégias de contenção. A coordenadora de Vigilância em Saúde, Andreia Negri, complementou as informações com dados epidemiológicos e orientações de atuação rápida em casos suspeitos. “O sarampo é a única doença que conseguimos evitar com a vacinação, se aplicada até 72 horas após o contato com uma pessoa infectada. A vacina começa a agir em 15 dias, enquanto o período de incubação do vírus é de 21 dias”, explicou a coordenadora.
Para finalizar a manhã, a gerente do Complexo Regulador, Simone Vetorelli, ao lado da responsável pelo setor de agendamentos, Karina Eduardo, apresentou os fluxos internos do serviço, esclarecendo dúvidas sobre os encaminhamentos e a organização das demandas dentro da rede pública municipal.
A capacitação continua nesta quarta-feira, 23 de julho, com uma nova turma de profissionais. A expectativa da Secretaria de Saúde é capacitar cerca de 100 médicos da Atenção Primária ao longo dos dois dias. A iniciativa reforça o compromisso do município com a qualificação contínua das equipes de saúde e a melhoria do atendimento à população.


Araçatuba - SP Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida
Campo Grande - MS Definida ordem dos desfiles das no Carnaval 2027
Campo Grande - MS Defesa Civil emite alerta para chuvas fortes e queda de temperatura
Campo Grande - MS Cartilha resgata memória ferroviária de Campo Grande
Campo Grande - MS Banda da Guarda Civil é atração dos Concertos no Paço
Campo Grande - MS Agetran lança concurso para escolha do nome de mascote Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

