Fernandópolis receberá, no próximo dia 18 de março, uma agenda institucional do Conselho Regional de Economia do Estado de São Paulo (Corecon-SP), que apresentará ao Poder Executivo municipal a Campanha do Orçamento Público e Transparência Popular. A ação tem como foco ampliar a compreensão da população sobre receitas e despesas do município, além de incentivar mecanismos de participação social na gestão pública.
A articulação local da visita é conduzida pelo delegado municipal do Corecon-SP em Fernandópolis, o economista Geraldo Pedro Paschoalini. A agenda contará ainda com a presença do conselheiro federal e coordenador da iniciativa, Odilon Guedes, ex-presidente do Corecon-SP, que será recebido pelo prefeito para discutir formas de implementação de práticas que reforcem a transparência e a eficiência da administração pública.
Também integram a comitiva a conselheira do Corecon-SP Marisa Rossignoli e a equipe de comunicação do Conselho, responsável pela divulgação e articulação da campanha em diversas cidades do Estado.
Criada em 2023, a Campanha do Orçamento Público busca conscientizar gestores e a sociedade civil sobre a importância de um planejamento orçamentário participativo e tecnicamente consistente. Dentro desse trabalho, o Corecon-SP desenvolveu um modelo de apresentação dos orçamentos municipais para facilitar o entendimento da população sobre como os recursos públicos são arrecadados e aplicados. A proposta é que esse conteúdo possa ser disponibilizado tanto pela internet quanto em painéis físicos e digitais nas sedes das prefeituras.
Durante a reunião em Fernandópolis, Odilon Guedes deverá apresentar também os benefícios da criação de projetos de lei que institucionalizem essas práticas, tornando o orçamento municipal uma ferramenta mais acessível ao cidadão e mais efetiva no desenvolvimento socioeconômico local. Segundo ele, a ideia é transformar a peça orçamentária em um instrumento compreensível e próximo da população, fortalecendo a legitimidade da gestão pública.
Outro ponto previsto na agenda é a apresentação de experiências bem-sucedidas já adotadas em outros municípios, como Marília, onde a iniciativa possibilitou maior integração entre Executivo, Legislativo e profissionais da economia. O caso é apontado pelo Corecon-SP como exemplo do modelo que a entidade pretende estimular em Fernandópolis e em cidades da região.
A reunião institucional será realizada no dia 18 de março de 2026, às 10h, na Prefeitura de Fernandópolis. O porta-voz da agenda será o economista Odilon Guedes, coordenador da campanha.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
São Paulo Câncer de rim: tabagismo e exposição à radiação são fatores de risco para a doença
São Paulo ‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco
São Paulo Substância do alho aumenta eficácia de quimioterapia contra câncer colorretal, mostra pesquisa
São Paulo Desenvolve SP lança prêmio para monografias e TCCs sobre desenvolvimento econômico paulista
São Paulo Governo de SP faz parceria para empregar reeducandos na produção de calçados de segurança Mín. 17° Máx. 29°
Mín. 16° Máx. 24°
Chuvas esparsasMín. 13° Máx. 16°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

