Domingo, 21 de Junho de 2026
(xx) xxxxx-xxxx
Geral São Paulo

Prodesp conquista selo Ouro e avança em metas de descarbonização até 2050

Infraestrutura tecnológica que sustenta serviços públicos para 46 milhões de pessoas passa a integrar grupo com maior maturidade ambiental no estado

21/03/2026 18h10
Por: Postagem Fonte: Secom SP
A presença da Prodesp na categoria Ouro marca o avanço da agenda ambiental na operação tecnológica do estado
A presença da Prodesp na categoria Ouro marca o avanço da agenda ambiental na operação tecnológica do estado

A Prodesp, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), passa a integrar o grupo de organizações reconhecidas com selo Ouro no programa Compromisso SP Carbono Zero, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) voltada à redução de emissões e à transição para uma economia de baixo carbono.

O reconhecimento ocorre em um cenário em que a infraestrutura tecnológica assume papel crescente na agenda ambiental. Responsável por sustentar serviços digitais utilizados diariamente por cerca de 46 milhões de pessoas no estado, a operação envolve alto volume de processamento de dados e consumo energético – fatores que colocam a gestão ambiental no centro das decisões.

Continua após a publicidade
Anúncio

A Companhia estrutura metas de descarbonização com horizonte até 2050, organizadas em ciclos progressivos de redução de emissões. Desde 2011, mantém inventários de gases de efeito estufa e vem ampliando, ao longo dos anos, o monitoramento e a governança sobre suas operações.

Além dos avanços operacionais, a agenda ambiental da Prodesp está alinhada às diretrizes nacionais, como a Lei nº 14.850/2024, que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar e estabelece responsabilidades sobre o controle de emissões e a gestão ambiental.

A incorporação dessa agenda acompanha a expansão dos serviços digitais no Estado. A digitalização de processos administrativos, por meio de soluções como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), reduziu o consumo de papel, gerou economia aos cofres públicos e contribuiu para a eficiência da gestão.

A trajetória inclui ainda a adesão ao Pacto Global da ONU, desde 2014, e certificações internacionais como a ISO 14001, voltada à gestão ambiental.

Para o presidente da Prodesp, Gileno Barreto, a sustentabilidade deixou de ser um tema paralelo e passou a integrar a operação. “A escala da transformação digital exige eficiência energética e uso responsável de recursos. Sustentabilidade e tecnologia caminham juntas nesse processo”, afirma.

O programa SP Carbono Zero reúne empresas e instituições que assumem compromissos formais de redução de emissões. A presença da Prodesp na categoria Ouro marca o avanço da agenda ambiental na operação tecnológica do estado e amplia o uso de dados e inovação como aliados da sustentabilidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Fernandópolis, SP
Atualizado às 20h01
19°
Tempo limpo

Mín. 13° Máx. 24°

19° Sensação
2.68 km/h Vento
66% Umidade do ar
0% (0mm) Chance de chuva
Amanhã (22/06)

Mín. 17° Máx. 29°

Chuvas esparsas
Terça (23/06)

Mín. 14° Máx. 21°

Chuvas esparsas
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Ele1 - Criar site de notícias