A Prodesp, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), passa a integrar o grupo de organizações reconhecidas com selo Ouro no programa Compromisso SP Carbono Zero, iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) voltada à redução de emissões e à transição para uma economia de baixo carbono.
O reconhecimento ocorre em um cenário em que a infraestrutura tecnológica assume papel crescente na agenda ambiental. Responsável por sustentar serviços digitais utilizados diariamente por cerca de 46 milhões de pessoas no estado, a operação envolve alto volume de processamento de dados e consumo energético – fatores que colocam a gestão ambiental no centro das decisões.
A Companhia estrutura metas de descarbonização com horizonte até 2050, organizadas em ciclos progressivos de redução de emissões. Desde 2011, mantém inventários de gases de efeito estufa e vem ampliando, ao longo dos anos, o monitoramento e a governança sobre suas operações.
Além dos avanços operacionais, a agenda ambiental da Prodesp está alinhada às diretrizes nacionais, como a Lei nº 14.850/2024, que institui a Política Nacional de Qualidade do Ar e estabelece responsabilidades sobre o controle de emissões e a gestão ambiental.
A incorporação dessa agenda acompanha a expansão dos serviços digitais no Estado. A digitalização de processos administrativos, por meio de soluções como o Sistema Eletrônico de Informações (SEI), reduziu o consumo de papel, gerou economia aos cofres públicos e contribuiu para a eficiência da gestão.
A trajetória inclui ainda a adesão ao Pacto Global da ONU, desde 2014, e certificações internacionais como a ISO 14001, voltada à gestão ambiental.
Para o presidente da Prodesp, Gileno Barreto, a sustentabilidade deixou de ser um tema paralelo e passou a integrar a operação. “A escala da transformação digital exige eficiência energética e uso responsável de recursos. Sustentabilidade e tecnologia caminham juntas nesse processo”, afirma.
O programa SP Carbono Zero reúne empresas e instituições que assumem compromissos formais de redução de emissões. A presença da Prodesp na categoria Ouro marca o avanço da agenda ambiental na operação tecnológica do estado e amplia o uso de dados e inovação como aliados da sustentabilidade.
São Paulo Palácio dos Bandeirantes recebe iluminação azul em apoio ao Dia Nacional de Controle da Asma
São Paulo Câncer de rim: tabagismo e exposição à radiação são fatores de risco para a doença
São Paulo ‘Tomávamos banho só à noite, quando tinha água, mas agora acabou a agonia’, comemora morador após a ampliação do reservatório de Mambu-Branco
São Paulo Substância do alho aumenta eficácia de quimioterapia contra câncer colorretal, mostra pesquisa
São Paulo Desenvolve SP lança prêmio para monografias e TCCs sobre desenvolvimento econômico paulista
São Paulo Governo de SP faz parceria para empregar reeducandos na produção de calçados de segurança Mín. 13° Máx. 24°
Mín. 17° Máx. 29°
Chuvas esparsasMín. 14° Máx. 21°
Chuvas esparsas
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

