A partir desta terça-feira (2) as concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica de Mato Grosso do Sul deverão informar aos consumidores e geradores de energia solar, de forma clara e detalhada, a quantidade de energia injetada, ativa, de sobra e demais informações obrigatórias a serem determinadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). A medida está na Lei n° 6.595 , sancionada pelo governador Eduardo Riedel e publicada hoje no Diário Oficial do Estado. A lei foi proposta pelo Projeto de Lei 186/2026 , de autoria do deputado Paulo Duarte (PSDB) em coautoria com o deputado Gerson Claro (PP).
O descumprimento da lei sujeitará o infrator às sanções previstas nos arts. 56 e 57 da Lei Federal nº 8.078 , de 11 de setembro de 1990. A multa terá o seu valor revertido para o Fundo pertinente à pessoa jurídica de direito público que impuser a sanção. A penalidade vai variar de 200 a 3 milhões de UFERMS. Pelo valor atual da unidade fiscal em Mato Grosso do Sul, fixada em R$ 53,70 em maio de 2026, a multa pode variar de R$ 10,7 mil até R$ 161,1 milhões. A legislação determina ainda que na ausência de Fundos próprios, os recursos oriundos das sanções aplicadas sob a jurisdição dos municípios, serão revertidos ao Fundo Estadual de Defesa do Consumidor (FEDDC).
Com a sanção da lei, os consumidores de energia elétrica de Mato Grosso do Sul que já instalaram ou vierem a instalar placas fotovoltaicas poderão ter maior controle sobre a geração de energia solar em suas residências ou empresas. A proposta determina que concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica informem aos consumidores e geradores de energia solar, de forma clara e detalhada, a quantidade de energia injetada na rede, a energia ativa consumida, o saldo de sobra e demais informações previstas pela Agência Nacional de Energia Elétrica. Segundo o texto, o objetivo é garantir mais transparência aos consumidores que possuem sistemas de microgeração e minigeração de energia solar, permitindo o acompanhamento preciso da energia produzida, utilizada e dos créditos acumulados.
O uso da energia solar vem crescendo em Mato Grosso do Sul como alternativa para reduzir os custos da energia elétrica. No entanto, os parlamentares que apresentaram a proposta apontam que muitos consumidores ainda enfrentam dificuldades para compreender os dados apresentados nas faturas. De acordo com os autores, o objetivo é ampliar a transparência na prestação de contas das distribuidoras e fortalecer a proteção aos consumidores sul-mato-grossenses.
São Paulo Caixa d’água gratuita em SP: saiba quem tem direito e como solicitar
São Paulo Estado de São Paulo bate recordes mínimos em homicídios, latrocínios e roubos no primeiro quadrimestre de 2026
São Paulo Regiões de Presidente Prudente, Marília, Bauru e Central terão audiência pública da LOA 2027 nesta quinta-feira (11)
São Paulo Capital registra mais de 2 milhões de veículos licenciados em 2026
São Paulo Barretos abre temporada 2026 do Circuito Mais Mulher SP Por Todas
São Paulo CAR Online permite mapear danos em vegetação nativa decorrentes de interferências ambientais Mín. 15° Máx. 30°
Mín. 15° Máx. 23°
ChuvaMín. 17° Máx. 23°
Chuva
Café com Licitação Algumas mulheres não tiveram escolha... Tiveram que virar fortaleza.
Malagueta A temporada dos paraquedistas começou
O Olhar do Interior O regresso das cavalgadas e o reencontro com nossas raízes
Polis Contemporânea - Murilo Ferreira Pão, circo e voto: Espetáculos como estratégia de poder 

