O candidato a prefeito de Rio Preto, coronel Fábio Candido (PL), não participou do debate promovido pela emissora Band Paulista, na noite desta segunda-feira (14). O evento havia sido marcado com antecedência e a assessoria do candidato já havia concordado com as regras. O outro concorrente, Itamar (MDB), marcou presença e falou por mais de 30 minutos.
De acordo com a emissora, o debate foi marcado para ser realizado de forma simultânea em 12 cidades onde há o segundo turno das eleições municipais. Apesar do candidato do PL ter informado que não iria participar do encontro com cerca de duas horas de antecedência, a transmissão foi mantida e Itamar participou.
Por meio de nota, o Grupo Bandeirantes de Comunicação lamentou a desistencia do candidato do PL, que foi encaminhada pelo WhatsApp. “O Grupo Bandeirantes de Comunicação, mantendo uma tradição democrática de 35 anos, realiza nesta segunda-feira (14), de forma simultânea, o debate em 12 cidades brasileiras onde há o segundo turno das eleições municipais. Ao longo dessas mais de três décadas, a Band ajuda a costurar e consolidar a história do país, colocando frente a frente, em disputas por vezes, sim, acaloradas, candidatos a presidente, governador e prefeito. Pela tela da Band, passaram e continuam a passar os principais nomes da política nacional. O debate da emissora é uma importante ferramenta para ajudar o eleitor a decidir seu voto. Mas, nesta segunda-feira (14), infelizmente, a Band não irá realizar o seu debate em uma das principais cidades do interior paulista e, porque não dizer, do país. Nesta noite, estava previsto o primeiro debate no segundo turno com os dois candidatos mais bem colocados no primeiro turno das eleições municipais de São José do Rio Preto e, de última hora, e apenas por meio de uma mensagem via Whatsapp, o candidato Coronel Fábio Candido, do PL, informou que não participaria do debate. Ele alegou motivos pessoais e que não queria participar do confronto. É bom lembrar que, isso aconteceu, mesmo após ele e os assessores terem concordado com as regras e assinado a Carta Acordo. A Band lamenta profundamente a decisão do candidato de não participar do debate. Em respeito ao telespectador e eleitor de Rio Preto, a Band Paulista manterá o programa e o tempo previamente acordado com as assessorias. O púlpito do candidato Coronel Fábio Candido permanecerá vazio e o candidato Itamar Borges, do MDB, fará uso do tempo acertado em reunião”, diz o comunicado da emissora.
O coronel Fábio Candido também se manifestou pelas redes sociais. No comunicado, ele disse que não vai participar do debate, mas que permanece à disposição da imprensa para entrevistas. “Quero agradecer à Band pelo seu compromisso com debates eleitorais imparciais, mas nessa ocasião, com pesar, decidi não participar. Como candidato e Coronel da reserva da PM, não devo debater ou estar junto com alguém condenado pela Justiça e que esconde esse fato. Além disso, meu adversário vem sendo investigado por ligações com o crime organizado e por manipular recentes pesquisas eleitorais. Acredito que isso é suficiente para mostrar que ele nem deveria estar candidato. No primeiro turno, estive presente em respeito aos demais candidatos e eleitores. Daqui em diante estaremos focados em dialogar com a população nas ruas aprimorando os melhores projetos para a cidade. Mesmo não participando do debate, permaneço à disposição para entrevistas e sabatinas com jornalistas. Respeito muito a imprensa e reconheço seu papel importante na construção da democracia. Considero fundamental que a população conheça a verdade dos fatos para poder votar de forma consciente. É assim que fortalecemos nossa democracia”, diz a nota do candidato do PL.
O candidato Itamar participou do evento, mas antes emitiu nota criticando o adversário. “Em relação à fuga do candidato Fábio no debate da Band, não posso deixar de expressar minha perplexidade. Essa fuga levanta perguntas inquietantes: do que ele realmente tem medo? Será que seu vice, ou seria melhor dizer chefe, o orientou a se esconder para evitar explicar a aliança de um ex-policial com um condenado pela Justiça, envolvido em episódios como compra de votos e de violência contra menor de idade e contra mulher?
O que sabemos é que, enquanto ele se acovarda, eu estou aqui, pronto para debater as questões que realmente importam para a nossa cidade. É vergonhoso que o coronel se apresente como um forte defensor da lei, prometendo algemar e prender, mas na hora de encarar a verdade, olho no olho, decide se esconder.
Essa não é uma postura de alguém que se diz íntegro. Essa não é a postura de alguém que quer ser prefeito de uma cidade da importância de Rio Preto. O povo merece transparência e coragem, características que faltam ao candidato Fábio, que se esconde atrás de mentiras e, agora, da covardia. Continuo firme em meu compromisso de enfrentar os desafios e dialogar abertamente com a sociedade. E Desafio o coronel a me encarar de frente. A encarar a verdade de frente”.
Mín. 21° Máx. 34°
Mín. 23° Máx. 35°
Chuvas esparsasMín. 20° Máx. 23°
Chuva